Tesouro Direto

 

Tesouro Direto é um programa do Governo Federal desenvolvido em 2002 através de uma parceria entre o Tesouro Nacional e a B3 (antiga BM&FBovespa). O objetivo desse programa é facilitar o acesso de pessoas físicas à investimentos em títulos públicos através da internet.

Os títulos públicos são uma forma do governo captar dinheiro para a sua gestão, como por exemplo para as áreas da saúde, educação e infraestrutura. Antes desse programa, era difícil e menos rentável investir no Tesouro Direto, pois só era possível fazê-lo através de fundos de investimento em renda fixa, ou seja, de forma indireta.

Ao comprar um título, o Tesouro Nacional paga juros sobre o valor investido durante o tempo da aplicação. Ao investir, você empresta dinheiro para o governo, que se compromete a pagar o valor que você investiu mais um rendimento, que varia conforme o tipo de título que você escolher.

 

As características são:

  1. Rentabilidade:O Tesouro Direto possui uma rentabilidade superior comparada a caderneta de poupança, e essa vantagem se torna mais significativa ao longo dos anos.
  2. Acessível:com uma aplicação mínima de R$ 30 é possível realizar a compra de um título. Por isso, é uma ótima opção para quem possui uma menor quantia inicial para investir.
  3. Segurança:o Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros do mercado, já que todo o investimento é feito ao Governo Federal. Ou seja, além de render, você ainda tem a tranquilidade de que seu dinheiro estará seguro.
  4. Resgaste:a liquidez dos títulos é diária. Todo dia através da plataforma do Tesouro Direto ocorre a recompra e venda dos títulos do Tesouro, mesmo que o investidor não tenha ficado com o título pelo prazo contratado. Contudo, o título só pode ser vendido a preço de mercado do dia da operação de venda. Em todo caso, esse tipo de investimento dá segurança e liberdade para manusear o título da forma mais adequada para cada um.
  5. Facilidade:o Tesouro Direto é um investimento muito conveniente, pois é possível investir e acompanhar os seus títulos através da internet. É necessário fazer um cadastro no site do Tesouro e outro cadastro em uma corretora ou banco.
  6. Variedade:existem cinco tipos de títulos, com perfis diferentes, para investimentos a curto, médio e longo prazo. Por exemplo, se a intenção é investir para comprar um imóvel, existem títulos que são mais rentáveis do que simplesmente reservar o dinheiro mensalmente na poupança para conseguir realizar a entrada da casa ou apartamento. Um outro objetivo pode ser a aposentadoria. Podem ser encontrados títulos de diversos prazos, porém quanto maior o tempo investido maior a rentabilidade.

 

O Tesouro Direto disponibiliza títulos pré-fixados, pós-fixados indexados à inflação e pós-fixados indexados à taxa SELIC.

 

TESOURO SELIC

Título mais seguro, que rende conforme a taxa básica de juros e permite que você resgate a qualquer momento. Possui baixa volatilidade, maior rentabilidade que a poupança, indicado para perfil conservador.

 

TESOURO PREFIXADO

Antes de investir, você já sabe quanto seu título renderá por ano. Caso precise vender o título, receberá o valor de mercado.

 

TESOURO IPCA+

Para quem busca ganhos acima da inflação. Esse título rende uma taxa prefixada + a variação do IPCA. Possui rentabilidade real e é direcionado para quem tem objetivos de longo prazo.