RENDA VARIÁVEL

 

AÇÕES

 

Ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio. Passa a correr os riscos deste negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário. Sempre invista pensando no longo prazo.

Quando você investe em ações, compra parte de uma empresa e, assim, se torna sócio dela. Ações podem oferecer retornos mais altos quando comparados a outros tipos de investimentos, mas os riscos também são maiores.

A liquidez do mercado acionário também permite ao investidor ter a opção de se retirar da sociedade e migrar para outro negócio mais atraente, a qualquer momento.

A forma mais segura de conseguir bons retornos investindo em ações é comprar papéis de empresas bem geridas, que apresentem lucros sólidos e crescentes, e não ter pressa de vendê-las. O investidor deve buscar critérios de avaliação de empresas para analisar seus fundamentos e não se preocupar com as oscilações.

  

COE

 

Certificado de operações estruturadas – COE é um tipo de investimento que combina elementos de renda fixa e de renda variável, com retornos atrelados a ativos e índices, como câmbio, inflação, ações e ativos internacionais.

Cada COE tem suas características especificas e antes de investir, você já conhece os possíveis retornos nos diferentes cenários, o prazo para manter seu dinheiro aplicado e se há possibilidade de resgates antecipados que ocorrerá de acordo com as condições de mercado vigentes.

Ao criar o COE, o emissor estrutura pacotes de cenários para o desempenho de um ativo ou indexador, que pode ser tanto nacional como internacional. O COE é sempre emitido por um banco e registrado na Cetip.

 

Características:

– Vencimento do investimento em data pré-determinada;

– Valor mínimo de aporte;

– Indexador local ou internacional;

– Cenário de ganhos e perdas no vencimento, conhecidos desde o início da operação;

– Tributação de acordo com a tabela regressiva de renda fixa;

– Perfil do investidor deve ser compatível com o produto;

– Fluxos de pagamento no vencimento ou periódicos.