Final de ano chegando, o natal batendo à porta e a lista de presentes não para de crescer.

É hora então de pegar papel e caneta e anotar algumas dicas para economizar dinheiro e não começar 2020 com a cabeça quente cheia de dívidas.

Antes de sair por aí comprando registre todas as suas despesas e cheque no seu orçamento mensal se há espaço para mais prestações. Aí então crie metas para os seus gastos.

Estabeleça um limite de valor para cada presente. Fale sobre dinheiro em família, vejam juntos uma possibilidade de trocar o presente material por “amor”. Conversei com meu filho Lucas e decidimos que vamos presentear os familiares mais próximos com cartões personalizados feitos por ele.

Vá as compras com dinheiro em espécie. Separe quanto está disposto a gastar para não correr o risco de comprar além da conta. Pesquise em pelo menos três locais diferentes, peça desconto, não tenha vergonha.

Aproveite o final de ano e faça uma faxina nos armários. Tire o que não usa mais e doe. O que é velho para você pode ser muito útil para os outros. Envolva as crianças, fale da importância de ajudar o próximo. Aqui em casa todo final de ano dou uma geral nos brinquedos dos meninos, eles me ajudam e juntos decidimos o que podemos doar.

Se a grana está curta e não vai dar para fazer aquela viagem de férias, não tem problema. Priorize os pequenos prazeres, vá à praia, faça um piquenique no parque, assista filmes com a família, leia um bom livro. Tudo isso vai custar muito pouco.

Use e abuse da criatividade, o que vale mesmo é o carinho e atenção. Nem sempre presentes caros nos traz felicidade!

Juliana Barbosa – Sócia-Diretora | Cifrão Educação